Sessão Técnica de Dermatologia
Sessão Técnica de Dermatologia
A Segalab – Laboratório de Sanidade Animal e Segurança Alimentar, em parceria com os Laboratórios LETI, realizou, nos dias 21 e 22 de Junho, duas Sessões Técnicas, destinadas a Médicos Veterinários de Animais de Companhia, uma na região Norte, no Espaço AGROS – Póvoa de Varzim, e outra na região Centro, no auditório da Confagri – Palácio Benagazil, em Lisboa, respetivamente.
A Unidade de Saúde Animal da LETI é um laboratório de referência a nível internacional, nas áreas da Dermatologia, Alergia, Imunologia e Diagnóstico, oferecendo soluções inovadoras ao médico veterinário na área da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, como a Alergia e a Leishmaniose.
A alergia é uma patologia em crescimento nos animais de companhia. Estima-se que mais de 10% dos cães sofram de dermatite alérgica que, se não for tratada de forma correta, diminui consideravelmente a qualidade de vida do animal. A imunoterapia específica para alergénios constitui o único método capaz de alterar o curso desta doença, através de tratamentos individualizados de administração subcutânea ou oral, e específicos para os animais de companhia.
Esta cooperação é uma forma de fortalecer a relação de parceria com os Laboratórios LETI e de informar os clínicos sobre as vantagens de utilização da imunoterapia no tratamento de patologias dermatológicas.
A segunda parte da sessão incidiu sobre diagnóstico de Leishmaniose e o uso da nova vacina LETIFEND, que permite a vacinação dos animais, sem comprometer ou interferir com o posterior diagnóstico serológico e que garante a inexistência de efeitos secundários no animal. A Dr.ª Vanessa Pacheco, Chefe do Serviço de Análises Clínicas da Segalab, apresentou a temática do Diagnóstico Laboratorial de Leishmaniose, onde se contou, ainda, com a presença de duas médicas veterinárias especialistas que apresentaram vários casos clínicos.
Estas sessões visam reforçar a posição do laboratório Segalab no mercado das análises clínicas para animais de companhia, destacando a competência técnica da equipa e a qualidade dos laboratórios internacionais com quem mantem parcerias.