Animais de Produção

Serviços Técnicos de Consultoria Veterinária

O nosso objetivo é o de colocar à disposição dos produtores e dos veterinários, serviços de qualidade para a assistência à produção animal.

Bovicontrol

O Bovicontrol é um programa que visa a promoção da saúde dos efetivos leiteiros e de carne, focando a sua atividade em doenças de grande impacto na produção como o são a Rinotraqueíte Infeciosa Bovina (IBR), a Diarreia Viral Bovina (BVD), Neosporose e Paratuberculose.

É um programa que cumpre os requisitos da Norma de harmonização dos programas voluntários de IBR e BVD com vista à certificação de animais e explorações da DGAV e que se distingue por ser o maior programa de controlo voluntário de IBR e BVD a nível nacional, contribuindo desta forma para a melhoria da rentabilidade e competitividade das explorações aderentes.

Alt Text
Ao aderir a este programa são disponibilizados os seguintes serviços:
  • Caraterização do efetivo para BVD/IBR/Neospora/Paratuberculose/Coxiella burnetti (a definir pelo produtor);
  • Elaboração de programa de biossegurança;
  • Controlo de entrada de animais (análises na exploração de origem);
  • Elaboração e monitorização de planos vacinais (se aplicável);
  • Monitorização do estatuto sanitário com análises periódicas realizadas em laboratório acreditado.

Programa de Qualidade de Leite

O Programa de Qualidade de Leite, tal como o seu nome indica, visa a melhoria da qualidade do leite produzido por via da implementação de medidas de biossegurança, da caracterização da presença dos principais agentes causadores de mastites, assim como identificação de tratamentos eficazes para esses mesmos agentes e, a implementação de boas práticas de maneio e higiene na ordenha. Assim, o resultado que se espera com a aplicação deste programa é a redução de perdas financeiras associadas ao controlo de mastites e, consequentemente, a melhoria da rentabilidade da exploração.

Alt Text
Associado a este programa são disponibilizados ainda, os seguintes serviços:
  • Provas de estábulo anuais;
  • Análise bacteriológica do tanque (contagens de S. aureus, E. coli + Coliformes totais e pesquisas de S. agalactiae + Mycoplasma spp.);
  • Análises anuais para a Aflotoxina M1;
  • Análise de água anual;
  • Acompanhamento veterinário mensal;
  • Plafond anual para análises de laboratório (identificação + antibiograma).

Avaliação de máquinas de ordenha para efeitos de saúde animal

Torna-se essencial, não só para efeitos de qualidade de leite, mas também no que respeita à saúde do úbere, que a máquina de ordenha seja capaz de extrair o leite o mais rápido possível, reduza o risco de desenvolvimento de mastites (clínicas e subclínicas) e que proporcione também uma ordenha agradável à vaca. Além disto, o funcionamento incorreto da máquina de ordenha pode afetar a saúde do úbere atuando como fonte de transmissão de agentes contagiosos entre vacas. Também poderá induzir lesões na ponta do teto e gerar forças de impacto.

Tendo em vista estas necessidades, a Segalab dispõe de um serviço de avaliação de máquinas de ordenha que disponibiliza monitorizações anuais que são realizadas ao equipamento, quer por meio de medições dinâmicas (durante o decorrer da ordenha), quer por meio de medições estáticas (fora do decurso da ordenha). São avaliados aspetos como o vácuo, a pulsação, o estado das tetinas e das tubagens (curtas e longas), por forma a garantir o melhor desempenho do equipamento.

Serviços de Diagnóstico Laboratorial

A Segalab enquanto laboratório dispõe de equipamento com software veterinário e reagentes espécie específicos, capaz de realizar inúmeros ensaios laboratoriais acreditados, por forma a providenciar ferramentas necessárias ao diagnóstico das mais diversas patologias, que se manifestem nas diferentes espécies pecuárias.

A Segalab é reconhecida pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) como laboratório oficial para diagnóstico de doenças dos ruminantes, aves e suínos.

Alt Text
RECONHECIMENTO Nº 17